Educadoras da Ativa marcam presença no Sarau Rubem Alves, em Campinas

Na última quinta-feira, dia 18 de maio, as educadoras Heloísa (de Língua Portuguesa) e Lourdes (de Música) compareceram ao Teatro de Tábuas, em Campinas, para participarem de um Sarau em homenagem a Rubem Alves.

Organizado pelo Instituto Rubem Alves, em parceria com o teatro de Tábuas, o evento ofereceu apresentação da história “Como nasceu a alegria”,  contado por membros daquela companhia teatral e o grupo Samba (de Valinhos), com uma roda de samba de umbigada. O tema central do encontro lítero-musical versou sobre o instrumento da palavra como meio de transporte às profundezas de cada um de nós. Relacionando a “palavra” à oratória, o mediador convidado Jorge Luiz Brás, que foi amigo pessoal do escritor, aproximou o público das palavras por ele defendidas ao longo da vida, impulsionando reflexões sobre todos os aspectos humanos, em especial, a educação. Ritualisticamente regado a vinho, pão e sopa, o evento transformou em aconchego a noite que estava fria e chuvosa.

18596257_10207242613304080_663045492_o
Jorge Luiz Brás, diretor do Teatro de Tábuas

O Instituto Rubem Alves fica na cidade de Campinas e tem na direção a filha do escritor, Raquel Alves, que por meio de eventos como este e pela reedição de seus livros, mantém viva a memória do seu pai.

18618085_10207242682745816_2010463295_o
Raquel Alves, entre as educadoras Lourdes (à esquerda) e Heloísa (à direita)

Para as educadoras, a oportunidade de terem participado de um evento intelectual de tamanha grandeza, foi uma experiência ímpar. Representar a Ativa em círculos ampliados de discussão sobre a poética e a estética, além de enriquecedor, inspira a elaboração de atividades a serem realizadas por nossos alunos, e portanto avaliam positivamente a participação.

Deixe um comentário